A Filarmónica Verdi Cambrense realizou, no passado dia 2 de Abril, o seu Concerto de Primavera. Este ano contou com a participação de um numeroso grupo de crianças e jovens do Agrupamento de Escolas de Campia e com a colaboração especial dos alunos da Escola de Música.
Sob a regência do Maestro António José Brito, a Banda começou o seu concerto com a execução de uma obra "Into the Storm", por Robert Smith, em que através dos acordes musicais é possível sentir a violência da tempestade em contraste com a serenidade da bonaça. Segui-se a apresentação da peça "El Qijote", de Ferrer Ferran, antecedida da narração da história de D. Quixote adaptada às crianças, acompanhada pela projecção de imagens alusivas às personagens da obra.
De seguida, o Maestro, apelando aos conhecimentos musicais dos alunos, explicou as principais características dos vários instrumentos que compõem a filarmónica contando com a colaboração dos executantes que, através de pequenos trechos musicais, exemplificaram a sonoridade de cada instrumento.
Depois desta apresentação, chegou o momento de brilharem os pequenos artistas que, em conjunto com a Banda, executarm dois temas: "Intrada and Folk-Dance", de Ivo Kouwennhoven e "Marching Recorders" de Harry Richards. Os alunos mais novos acompanharam com pequenos instrumentos de percussão, enquanto que os mais velhos tocaram flauta.
Para terminar, a Banda executou "Holiday in Rio" de Steve McMillan, um samba bem ritmado e apreciado, que fez o público vibrar.
A Verdi Cambrense pretendeu dar a este concerto um cariz didáctico, com o intuito de sensibilizar os presentes para a importância da música na formação de crianças e jovens. Foi, para todos, uma noite diferente, na qual participaram os pais, filhos e professores, unidos pelo mesmo gosto, a música. Sentiu-se o entusiasmo do público em cada momento que aplaudiu, efusivamente, as várias peças executadas.
A Direcção da Verdi agradece, pois, a todos quantos quiseram assistir ao nosso Concerto da Primavera, nomeadamente aos pais que acompanharam os filhos nesta noite, aos professores que os incentivaram a participar nesta actividade, às entidades oficiais, aos executantes e Maestro, que em conjunto tranformaram este serão numa iniciativa memorável.