15 de julho de 2009

Festa da Escola de Música

No passado dia 4 de Julho, pelas 21h30, realizou-se a Festa da Escola de Música da Filarmónica Verdi Cambrense como corolário de mais um ano de aprendizagens.
Esta actividade foi programada e organizada essencialmente pelos monitores da Escola de Música que, com os seus alunos, prepararam um sarau onde os instrumentos e as vozes se fundiram para proporcionar ao público uma noite repleta de alegria, cor e boa disposição.
Um programa variado fez passar pelo palco os alunos da Escola de Música e a Verdi, mostrando, em alguns momentos, como é possível juntar, de uma forma harmoniosa e em perfeita sintonia, os acordes dos aprendizes e a experiência dos executantes da Banda.
O espectáculo teve início com a actuação do grupo coral infantil e da Orquestra Orff que executaram quatro pequenas obras: “Os instrumentos”, “A canção da natureza”, “A andorinha” e “Lá vai o comboio”.
De seguida, actuaram alguns dos alunos em fase de preparação para a entrada na Banda: um duo de flautas, um trio de clarinetes e um duo de bombardino e trombone.
A segunda parte abriu com o grupo de flautas da Escola de Música que, em conjunto com a Verdi executaram duas pequenas composições: “Marching Recorders” e Intrada and Folk-Dance”. Para terminar, a Filarmónica Verdi Cambrense brindou o seu fiel público, que aderiu em grande número, com três peças musicais: “Pacific Dreams”, “God save the Queen” e “Cheerios March”, sob a regência do maestro António José Borges de Brito.
Foi uma noite repleta de emoções, sendo difícil conter o nervosismo mas também entusiasmo de todas as crianças que queriam mostrar ao público, que as aplaudiu efusivamente, um pouco do que aprenderam ao longo do ano. São elas, certamente, o garante da continuidade desta Banda centenária.
A Direcção agradece, reconhecida, aos monitores da Escola de Música que, ao longo do ano, deram o seu melhor para motivar estas crianças e desenvolver nelas o gosto pela música, incutindo-lhes regras de sã convivência e camaradagem.
Às famílias deixamos, também, o nosso agradecimento, pela confiança depositada na Filarmónica e nos seus monitores e pelo esforço e disponibilidade no acompanhamento da formação dos seus educandos.
Fazemos votos que, no próximo ano lectivo, este trabalho de equipa se mantenha para bem da Verdi e da Música.